Inteligência Emocional em prática: 5 filmes para assistir com áudio e legendas em inglês

Inteligência Emocional em prática: 5 filmes para assistir com áudio e legendas em inglês 1

Você já deve ter lido nosso post anterior sobre a importância de nos conscientizarmos acerca da Inteligência Emocional, esse recurso tão relevante para nos autoconhecermos.

E mais: é uma grande aliada para nos autogerenciar no estudo do idioma inglês e para melhorar nossa relação com os outros. Inglês é pura interação entre pessoas, concorda?

Selecionamos 5 filmes em língua inglesa que falam sobre a inteligência emocional em contextos diferentes.

São clássicos dos Blockbusters, você já deve ter assistido alguns ou todos eles. Mas que tal revê-los sob essa nova ótica e com áudio e legendas em inglês?

1. O Discurso do Rei

A história do rei Jorge VI que, para superar a gagueira, contrata um fonoaudiólogo e  revela como a inteligência emocional permite à pessoa se aceitar e, com isso, vencer barreiras.

É também um excelente exemplo de como perder o medo de falar em público através do autoconhecimento, controle das emoções e treino de visualização mental, componentes que chamamos hoje de inteligência emocional.

2. Avatar

O filme conta a história de Jake Sully que é selecionado para participar do programa Avatar e viaja a Pandora, uma lua extraterrestre que tem formas diversas de vida.

São dois mundos em choque. Um deles é carregado de inteligência emocional e o outro, dos forasteiros,  revela como a falta de empatia e de capacidade de comunicação barravam o funcionamento da inteligência emocional em prol dos resultados. 

Ao assistir este filme perceba que a inteligência emocional pode juntar seres de mundos completamente estranhos. Por isso, existem pessoas que se adaptam a novos ambientes e outras não.

3. O sorriso de Monalisa

Ambientado na década de 50, o filme mostra como as jovens eram preparadas para casar, cuidar da casa e dos filhos, servir ao marido mas não eram nem um pouco preparadas para descobrirem a si mesmas. 

A personagem principal dá uma lição de inteligência emocional no filme.  Mostra extrema empatia e foco para compreender as crenças limitantes daquela sociedade.

Mostra também como a protagonista usou suas emoções negativas, como a raiva, para fortalecer sua determinação como transformadora, influenciando positivamente suas alunas a enxergarem o mundo com novo olhar e com mais respeito por si mesmas.

4. À procura da felicidade

É um clássico que sempre marca presença em listas de filmes com lições de carreira e de persistência.

Conta a história de Chris Gardner (Will Smith) que fracassa como vendedor e aceita um estágio não remunerado em um banco de investimentos, em busca de um futuro melhor para ele e para o filho.

Uma cena  traz poderosos insights sobre o papel das emoções. Trata-se do momento em que Chris leva seu filho para jogar basquete antes de trabalhar. Emocionante.

5. Poder além da vida

O filme conta a história de um jovem ginasta que quer participar das Olimpíadas mas sofre uma lesão.

Em cena, a maneira como adversidades podem mudar a maneira de enxergar o que é um problema e o que é uma oportunidade de superação.

Quando o personagem consegue este entendimento até o que poderia ser um impedimento físico se torna uma possibilidade.

É a inteligência emocional trabalhada por meio da empatia interna, do autoconhecimento e do uso das emoções em prol de um resultado pessoal.

Gostou das dicas? Extraia os melhores insights e reflita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais informações sobre a Minds pelo whatsapp?​

Escolha um dos estados abaixo para ser redirecionado para a nossa equipe de atendimento no WhatsApp.