6 passos simples para você melhorar o seu Reading

6 passos simples para você melhorar o seu Reading 1

Todos sabemos que, quanto mais praticamos outro idioma, maior e mais rápido será o processo de aprendizagem.

E para que haja uma melhor fixação e conhecimento, principalmente gramatical das frases, o exercício da leitura é mais do que fundamental nesse processo.

A habilidade de leitura em inglês, permite por exemplo, que você possa desenvolver com maior facilidade frases durante a conversação ou a elaboração de textos.

E é por meio de uma boa leitura de textos in English que você conseguirá raciocinar mais rapidamente, facilitando a sua comunicação com qualquer pessoa, no mundo todo.

Vamos sugerir algumas técnicas e dicas que podem ser úteis no momento da leitura e que ajudam a melhorar a sua performance em qualquer tipo de texto que queira ler.

6 dicas que vão ajudar a melhorar sua habilidade de leitura em inglês:

1. Tenha clareza do seu nível de inglês atual e comece devagar 

O primeiro passo é entender o quanto você domina o inglês: iniciante (do zero) básico, intermediário, avançado ou fluente. Isso depende de uma série de fatores, principalmente do contato que já teve com o idioma antes.

Siga o seu próprio ritmo, sem pressão.

Quando estamos cientes disso fica mais fácil diminuir a ansiedade e começar aos pouquinhos. Busque notícias na internet, por exemplo, sempre priorizando as que estão mais perto do seu entendimento. 

Ou então, que tal reler um trecho de um livro que você já conhece a história, mas dessa vez em inglês? É possível desenvolver a assimilação das mensagens ao traçar paralelos com o que já se conhece sobre o tema. 

Um dicionário ou aplicativo de celular ajuda na contextualização de palavras desconhecidas e evita a desmotivação ao lidar com essas expressões. Não trave, insista e prossiga.

Conforme a leitura vai se desenvolvendo, essa situação fica mais natural. É um desafio bom de fazer, persista!

2. Anote tudo o que precisar!

A leitura é um processo ativo e para que isso se torne um hábito é preciso treinar os pontos de maior dificuldades para cada um de nós.

Durante a leitura, anote palavras cujos significados você quer aprender, expressões desconhecidas que se repetem com frequência e novos vocabulários.

Isso estimula um contato ampliado com o idioma, potencializa os estudos, reflete na habilidade da gramática e ajuda a progredir mais rapidamente. Revise essas anotações de vez em quando!

3. Seja prudente e evite recorrer ao dicionário a todo instante

Apesar de o dicionário bilíngue e os aplicativos de tradução serem bons aliados nos momentos em que as palavras não fazem muito sentido, não se torne totalmente dependente daqueles que te entregam a tradução. 

Sempre que possível, opte pelos dicionários monolíngues, que estimulam o entendimento por meio do seu contexto usando frases de exemplo. Eles até explicam sobre a forma correta de pronúncia.

Além de descobrir o significado do termo procurado, eles reservam outros ensinamentos como sinônimos e conjugação, por exemplo. Foque em entender o conjunto, o contexto no qual a leitura se refere.

4. Exercite a leitura em mídias diferentes

Nossa leitura é diferente de acordo com o tipo de texto que estamos em contato. 

Alguns requerem mais profundidade, como um livro acadêmico, por exemplo. Outros pedem mais dinamismo, como as notícias do dia-a-dia. 

Ou seja, treine as diferentes modalidades. Além dos textos convencionais, não se esqueça das letras de música, legendas de filmes e séries e quadrinhos. São excelentes recursos.

Esse exercício nos ensina aspectos como velocidade, raciocínio lógico e noção espacial.

5. Scanning e Skimming para fluir a leitura e melhorar a compreensão

Existem algumas formas de fazer com que a leitura seja mais fluida, compreendendo em poucos segundos os pontos principais de um texto. 

Uma dessas técnicas é o scanning, que consiste em fazer uma “varredura” do texto buscando compreender de forma geral sobre o que ele fala e quais são as principais ideias que expõe. 

Existe também o skimming, que tem como objetivo destacar alguns pontos do material de leitura, identificando informações específicas encontradas no texto. 

Ambas não só ajudam a melhorar a leitura em inglês como também a aprimorar o conhecimento da língua inglesa em geral e diminuir a angústia por não conhecer 100% das palavras encontradas no texto em mãos.

6. Traga o aprendizado para o seu cotidiano

Enquanto faz a leitura em inglês passe a prestar um pouco mais de atenção no que você aprende. 

Observe como tal palavra ou expressão aparece em diferentes contextos e tente traçar relação entre seu significado e a maneira que foi utilizada nos conteúdos. 

Com isso, ficará mais evidente seu processo evolutivo ao perceber que consegue lembrar-se sem precisar olhar no dicionário.

Sabe quando você está interessado em alguma coisa e começa a reparar mais nela em todo lugar? É a mesma coisa com o idioma inglês! 

Uma das coisas mais legais é pegar um livro novo, por exemplo, e perceber que você consegue entendê-lo porque aprendeu aquela determinada expressão ou palavra no livro anterior. 

Quanto mais você ler, melhor vai desenvolver essa habilidade. Faça tudo no seu tempo e lembre-se que resultados lentos são bem melhores do que nenhum resultado. Acredite na sua capacidade e siga em frente!

Gostou das dicas? Pegue seu livro ou escolha um outro na biblioteca virtual e boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais informações sobre a Minds pelo whatsapp?​

Escolha um dos estados abaixo para ser redirecionado para a nossa equipe de atendimento no WhatsApp.