Blog da Minds

Jogos e Brincadeiras para praticar Inglês nas férias

Jogos e Brincadeiras para praticar Inglês nas férias

Finalmente chegaram as férias! Esse é um dos períodos mais aguardados pelas crianças, a época de ficar livre das aulas, relaxar e se divertir. Mas quem disse que não dá para praticar inglês nas férias?

Continuar estudando inglês nas férias é muito importante para manter o hábito de falar e pensar em inglês, além de aprender a fixar o idioma de outras maneiras. O período de recesso é perfeito para usar a criatividade e fazer diversas atividades e brincadeiras para estimular o aprendizado em casa!

Confira alguns jogos e brincadeiras para praticar Inglês nas férias:

1. Stop!
Esse jogo é perfeito para juntar a família inteira! Stop é muito bom para incentivar a revisão de diversos vocabulários específicos. Para brincar é só separar categorias variadas, de acordo com os conhecimentos dos participantes.

A tabela pode ser formada por temas como: names, colors, countries, adjectives, foods, fruits. O importante legal é falar todas as palavras e pontuações sempre em inglês pra treinar o idioma.

2. The Game of Life (O Jogo da Vida)
Em O Jogo da Vida, os jogadores percorrem o tabuleiro em seu carrinho, vivenciando todas as etapas e desafios do nosso dia a dia, como casar, ter filhos, adotar um cachorro ou fazer faculdade, por exemplo.

Por ter uma grande quantidade de situações, esse game é uma ótima opção pra quem deseja treinar ou aprender novas palavras em inglês, principalmente aquelas ligadas ao cotidiano. Lembre-se de procurar pela versão em inglês do jogo, caso não consiga você pode optar por ver as palavras em português e falar em inglês.

3. Cinema em Casa

Que tal escolher vários filmes legais e fazer uma sessão de cinema em casa com a família e os amigos? Além de ser um momento muito divertido também é uma ótima ideia para praticar inglês de forma diferente.

Ah, e não esqueça de preparar a pipoca e várias guloseimas deliciosas!

4. Dia da cozinha

E por falar em guloseimas… Por que não aproveitar para tirar um dia e cozinhar com os pequenos? Essa é uma atividade extremamente prazerosa que pode deixar as crianças bem empolgadas, já que é algo que eles normalmente não fazem.

Aproveite para buscar por receitas criativas e que sejam saborosas e simples de elaborar. Panquecas coloridas, sanduiches, salada de frutas, cupcakes e cookies são umas das várias opções de receitas para fazer com as crianças.

Mas lembre-se: para realizar essa atividade é preciso ter cuidado e sempre estar junto com as crianças para evitar acidentes.

5. Jogo da memória

Muitos jogos da memória, voltados para crianças, estimulam a associação de nomes com objetos, por exemplo: animais, números e cores. Essas brincadeiras são indicadas para os pequenos que estão em processo de alfabetização no inglês e que precisam começar a criar um vocabulário. Estimule o aprendizado das crianças com jogos mais fáceis, com poucas peças, e evolua para outros mais difíceis conforme o rendimento delas.

6. Quem sou eu?

Essa brincadeira pode parecer um pouco complicada, mas depois que você aprende fica muito fácil e divertida. Quem Sou Eu é muito boa para treinar a formulação de frases em inglês e dá pra brincar com um grupo de muitas pessoas.

A brincadeira funciona assim: os participantes devem escolher 1 categoria por rodada e o participante da vez deve escolher um nome relacionado a essa categoria, escrevê-lo em um papel e dar para a pessoa que está ao lado para ela colocar o papel na testa (sem olhar o que está escrito).

Todos os participantes vão saber o que está escrito, mesmo quem está com o papel na testa. Para adivinhar, o participante deverá fazer perguntas que só podem ser respondidas com yes ou no.

7. Pular corda

Como assim pular corda também ajuda a praticar inglês? Pois é, essa é uma atividade que não só faz as crianças se movimentarem mas também estimula o inglês. É comum cantar músicas e fazer contagens enquanto estamos pulando corda, então ao invés de cantar músicas em português, as crianças podem cantar diversas músicas em inglês pra treinar a pronúncia e se familiarizarem cada vez mais com o vocabulário.

E aí, gostou dessas dicas de jogos e brincadeiras para praticar inglês nas férias? Aproveite e separe algumas dessas para fazer com as crianças em casa!

Com o inglês da Minds o seu filho tem muito mais oportunidades!

Clique aqui e conheça o curso Kids and Teens da Minds.

Recent Posts

Quer mais informações sobre a Minds pelo whatsapp?​

Preencha o formulário e escolha um dos estados abaixo para ser redirecionado para a nossa equipe de atendimento no WhatsApp.

Fale agora com o nosso time!

Preencha os seus dados e Escolha um dos estados abaixo para ser redirecionado para a nossa equipe de atendimento no WhatsApp.

Ao ser redirecionado(a) você estará automaticamente nos autorizando a entrar em contato via telefone ou conversa no WhatsApp.