A cantora Anitta está cada vez mais internacional e, pra chegar lá, (além de muito trabalho) foi preciso dominar o inglês. Se o inglês da Anitta não tivesse um nível tão bom, provavelmente não teria conseguido divulgar seu trabalho em solo americano, participar de programas de TV, premiações e até mesmo festas de famosos.
E qual o segredo para o inglês da Anitta ser tão bom?
A resposta é: ESTUDAR PRONÚNCIA.
Parece brincadeira, mas não é! Ela mesma já falou que fez accent coaching (treinamento de sotaque) para ter o mínimo de interferências possíveis quando ela fala inglês.
Para alcançar sua carreira internacional, a cantora foi atrás de uma pronúncia clara, afinal, ela seria julgada pela forma como se comunica.
O que muitas pessoas acham é que o inglês da Anitta é bom porque ela “não tem sotque”, mas não é só isso. Na verdade, todo mundo tem sotaque, seja estrangeiro ou nativo. O sotaque é a musicalidade que usamos na hora de falar, e não temos como “perder” isso.
E o que fazer pra ter uma pronúncia tão boa quanto a dela?
Preste atenção nesses 3 elementos essenciais para melhorar sua pronúncia:
1. Connected Speech
Anitta usa connected speech, ou seja, ela não fala as palavras isoladas e sim conectando os sons, algo que é bastante comum no inglês. Essa conexão dá a ideia de fluência, traz naturalidade para sua fala e te ajuda a passar uma imagem de confiança na hora de falar.
Confira a entrevista dela no programa The Tonight Show com Jimmy Fallon.
2. Uso de reduções
O inglês é uma língua de ritmo acentual, então existem palavras que vão ganhar destaque enquanto outras vão ser reduzidas. A Anitta sabe usar isso muito bem, é só ver como ela usa “kinda” ao invés de “kind of” e “a buncha” ao invés de “a bunch of“
3. Usar a entonação certa
A entonação também é algo essencial para ter uma boa comunicação e saber usar a entonação certa na hora de se comunicar em inglês faz toda diferença, dando a impressão que você domina o idioma muito bem!
Anitta usa rising intonation (entonação elevada) e falling intonation (baixa entonação) com maestria e sabe exatamente o tipo de frase que precisa subir o tom ou baixar.
Além de tudo disso, Anitta não se limitou ao estudo: praticava diariamente e tinha uma dedicação extraordinária, o que resultou no que vemos hoje.
Em uma entrevista ao Womens Health Brasil, Anitta disse o seguinte: “Existem várias formas de estudar. Você obtém conhecimento de pessoas, de várias formas diferentes. Adoro. Então, para mim, é lazer. Adoro ter conhecimento. Quando eu posso, eu faço aulas, quando eu posso, eu vejo documentários.”
Portanto, uma das coisas que você pode aprender com a Anitta sobre falar inglês é que é preciso ter foco! Estudar inglês com propósito e focar no seu principal objetivo é fundamental para alcançar a fluência.
Deixe as desculpas de lado, matricule-se agora na Minds e aprenda a falar inglês tão bem quanto uma das maiores artistas do mundo. VEM PRA MINDS!
–