Blog da Minds

Como organizar os estudos? Confira 5 dicas que vão te ajudar!

5 dicas para organizar os estudos

Assim como qualquer disciplina, estudar inglês não é uma tarefa fácil, é preciso ter muita dedicação e atenção, principalmente quando você estuda sozinho. Afinal, essa é uma língua bastante diferente da que estamos acostumados.

É provável que, em alguns momentos você se sinta desanimado e sem motivação para estudar e praticar o inglês, mas o segredo é focar no seu maior objetivo e pensar nos benefícios que você vai conseguir com isso. 

Portanto, ter uma rotina de estudos produtiva é essencial para quem deseja alcançar a fluência no idioma e melhorar ainda mais as habilidades de listening e speaking.

Mas como fazer para organizar os estudos e por onde começar?

Bom, o primeiro passo é adotar as estratégias adequadas para fazer o seu período de estudos render e conseguir aproveitar cada conteúdo estudado. Porém, a melhor prática vai variar de acordo com cada estudante. 

Aqui vão algumas dicas para você se inspirar e criar sua própria estratégia de estudos:

1. Entenda a sua rotina

Para controlar os seus horários, o primeiro passo é entender a sua rotina. Reconhecer como o seu dia a dia funciona é o primeiro passo para encaixar as responsabilidades e não deixar nada para trás.

Depois disso, anote em um quadro os dias da semana e as atividades fixas que você tem durante esses dias, com seus respectivos horários, isso vai te ajudar a saber quais os períodos livres que você tem para estudar. 

2. Monte um cronograma

Agora que você já sabe quais os períodos disponíveis para estudar é a hora de montar o seu cronograma de estudos. Nesse cronograma você vai distribuir o que será estudado em cada um desses períodos livres, que podem ser de 20 minutos, um ou duas horas.

Dessa forma, você vai conseguir visualizar como será sua semana de estudos e quais serão seus objetivos e metas. Ah, e não esqueça de colocar no seu cronograma um tempinho para o lazer.

3. Escolha um bom local para estudar

Se for possível, tenha um local fixo para os estudos, que seja silencioso, confortável e que você possa ficar com uma boa postura. Uma dica importante é: não estude na cama, pois, além de causar sonolência, pode trazer diversos problemas para a postura.

Além disso, procure estudar em um lugar arejado, com boa iluminação e com o mínimo de distrações.

4. Aproveite todo o tempo e recurso disponíveis

Quem tem uma rotina corrida sabe que cada minuto aproveitado conta. Então, se a sua agenda é muito apertada, você precisa aproveitar as oportunidades para estudar. Por exemplo, na hora de caminhar, pegar um transporte ou ir ao salão, é possível aproveitar esses pequenos tempos para o estudo.

Para que você otimize esses momentos, é fundamental utilizar diferentes recursos de estudos disponíveis. Você pode assistir a uma videoaula, ouvir um podcast, resolver alguns exercícios, assistir a um filme, as opções são as mais variadas.

O seu tempo é muito precioso, por isso, use-o de forma produtiva! Para conseguir bons resultados nos seus estudos é importante destinar momentos para estudar, resolver exercícios e também para fazer revisões. 

 Você pode fazer isso de forma igualitária ou determinar qual dessas formas de estudo têm mais importância para você, dividindo as suas sessões de estudo de acordo com as suas prioridades.

5. Tenha disciplina

No final da noite não esqueça de olhar sua agenda com o cronograma do próximo dia, isso vai te ajudar a pra se lembrar das atividades que você tem pra fazer. Marque todos os objetivos que foram alcançados, para que no final da semana você possa analisar o seu progresso e as coisas que deixou de fazer e se reorganizar para a próxima semana.

Dessa forma você terá mais disciplina e vai evitar ficar com atividades pendentes.

Concluindo…

Estudar sozinho requer muito comprometimento e força de vontade. Muitas vezes você vai ficar meio desanimado na hora de estudar tudo o que é preciso, mas o segredo é focar no seu objetivo. É ele que vai te dar coragem para seguir até o fim!

E LEMBRE-SE: Ter um cronograma bem definido e pensado para as suas necessidades de estudo é uma excelente estratégia para melhorar a sua produtividade. 

5 técnicas para melhorar o inglês

Recent Posts

Quer mais informações sobre a Minds pelo whatsapp?​

Escolha um dos estados abaixo para ser redirecionado para a nossa equipe de atendimento no WhatsApp.

Fale agora com o nosso time!

Preencha os seus dados e Escolha um dos estados abaixo para ser redirecionado para a nossa equipe de atendimento no WhatsApp.

Ao ser redirecionado(a) você estará automaticamente nos autorizando a entrar em contato via telefone ou conversa no WhatsApp.