Blog da Minds

Como se reinventar e redefinir o futuro?

Como se reinventar

Reinventar-se é o mesmo que se transformar, sair da zona de conforto e buscar novas experiências. Provavelmente, em algum momento da sua vida, você precisou se reinventar para conseguir ultrapassar um obstáculo que te impedia de crescer.

Essa situação é mais comum do que se imagina, e não há nada de errado nisso, pelo contrário! Se reinventar e virar a chave é muito importante para o nosso aprendizado e sair mais forte e melhor do que antes.

Você agora deve estar pensando: “ah, mas é muito mais fácil falar do que fazer”. Mas saiba que é possível sim e o primeiro passo é se livrar das limitações e acreditar em você! 

Neste artigo vamos te dar algumas dicas de como se reinventar e ter um futuro promissor. 

1- Atualize sua perspectiva

Antes de decidir se reinventar na vida, é importante verificar suas atitudes perante ela! Por exemplo, se você nutre pensamentos negativos sobre a situação em que se encontra, então provavelmente você não irá progredir muito, mesmo que tenha decidido que deseja mudar.

Ao dominar uma perspectiva positiva, você pode realmente mudar sua perspectiva geral e ver possibilidades que você não enxergava antes.

2- Desenvolva novas competências

Um dos principais fatores que faz você parar no tempo em relação à carreira profissional é a falta de novas competências. Por isso, aprender e fazer coisas novas pode ser um começo promissor. É preciso estar sempre atento às novidades, buscando se atualizar dentro da sua área ou até em um novo campo de atuação para não se tornar obsoleto no mercado.

3- Entenda como atingir seus objetivos

Depois de identificar qual é o seu real propósito/objetivo, você pode começar a estabelecer suas metas. Uma ótima opção são as metas SMART, uma ferramenta que auxilia na definição de metas inteligentes.

O termo pode ser traduzido da seguinte forma:

S – Específico (Specific)

M – Mensurável (Measurable)

A – Realizável (Achievable)

R – Realista (Realistic)

T – Prazo/tempo (Time bound)

Nesse caso, cada meta é devidamente verificada e avaliada em relação aos resultados que se pretende atingir. A vantagem das metas SMART é que elas estabelecem um caminho direto para atingir objetivos, e com um tempo claro para alcançá-los.

4- Fuja da zona de conforto

Para se reinventar é preciso pensar fora da caixa e sair da nossa bolha. Ou seja, deixar a zona de conforto, arriscar-se em outras atividades e traçar um novo caminho.

Se acomodar nas suas funções é uma das principais armadilhas para quem busca de reinventar profissionalmente. E se você quer realmente sair da zona de conforto é preciso desafiar-se, quase que “começar do zero”.

5- Mantenha a disciplina

Para alcançar os seus objetivos é preciso ter muita disciplina e comprometimento com os seus propósitos. A disciplina é uma prática que se consegue com o tempo, e não se pode ter pressa e ultrapassar as etapas para atingir o resultado final.

Além da disciplina, é preciso encontrar a motivação real daquela mudança para realizar cada etapa com foco total.

6- Cuide da sua saúde física e mental

Esse é um dos pontos mais importantes de quem está buscando se reinventar: saúde! Além de todos os outros passos também é preciso pensar na sua saúde física e mental.

Escolha alguma atividade que você gosta, estabeleça uma rotina e mergulhe de cabeça. Pode começar por uma simples caminhada, andar de bicicleta, ou natação. O importante é exercitar o corpo, e também a mente!

Nunca é tarde para se reinventar

Reinventar-se é um processo ininterrupto e o momento ideal para isso é aquele em que você acredita que precisa de algo a mais. Por isso, seja otimista e acredite que você é capaz de assumir o controle de suas ações e reações e ter sucesso!

5 Passos para alcançar as suas metas em 2022

Recent Posts

Quer mais informações sobre a Minds pelo whatsapp?​

Escolha um dos estados abaixo para ser redirecionado para a nossa equipe de atendimento no WhatsApp.