Como alcançar fluência em inglês?

fluência em inglês

Você já deve ter visto algumas vagas de emprego que pedem fluência em inglês e se candidatou. Apesar de você ter conhecimento sobre a língua, pode ser que você não seja realmente fluente ou que não seja exatamente o que a vaga está pedindo.

Além de oportunidades de trabalho, a fluência em inglês consegue ajudar você em diversos aspectos: viagens de turismo, programas de intercâmbio, estudar em outros país que fale a língua inglesa, entre outros.

Mas o que significa ser fluente em inglês? Como posso afirmar que sou realmente fluente nesse idioma ou não? Bom, é exatamente sobre isso que falaremos agora!

O que significa ter fluência em inglês?

Ser ou não fluente em inglês depende muito do contexto, ou seja, a resposta para essa pergunta é muito subjetiva. O que você fala atualmente em inglês pode ser considerado fluência em alguns casos e outros não.

Façamos uma analogia com o nosso idioma. Você domina a língua portuguesa na hora de ler uma notícia ou mesmo assistir a algum filme. Mas consegue ter o mesmo domínio ao ler livros escritos por Freud, Eça de Queiroz e outros autores que possuem uma escrita mais rebuscada?

Essa é a questão da subjetividade: você pode ser fluente em um determinado contexto e ter total domínio sobre a língua, mas em outro não.

Vamos a um exemplo de uma vaga de emprego que tem, entre os principais requisitos, a fluência em inglês.

Quando uma empresa pede isso para um candidato, significa que ela deseja que você saiba ler um e-mail em inglês, participar de reuniões conversando no idioma, atender a um cliente que só fale essa língua. Enfim, estamos falando de um ambiente mais profissional, portanto, não é necessário, por exemplo, conhecer gírias, pois você não as usará com frequência.

Se você precisa estudar em outro país, então o seu conhecimento precisa ser mais profundo. Afinal de contas, além de ler todo o conteúdo da faculdade em inglês e fazer provas, você terá que interagir com as pessoas ao seu redor que só falam em inglês. Entender sobre a moeda, por exemplo, é essencial para fazer as compras de supermercado e não perder o controle das finanças.

Como alcançar a fluência em inglês?

Agora que você já sabe o que significa ser fluente em inglês, veja agora como alcançar essa fluência e como ir além do que é solicitado.

Tenha contato direto com a língua

Uma das melhores formas de treinar ou mesmo se tornar fluente em inglês é tendo contato direto com a língua e de forma frequente. Atualmente, isso é bem fácil de ser feito.

Você pode, por exemplo, acessar comunidades e grupos nas redes sociais nas quais as pessoas só falem em inglês, conversar com pessoas de outros países para praticar, entre outras opções.

Pense no inglês como língua nativa

O nosso cérebro tende a separar o que é língua nativa e o que não é. Nesse caso, para facilitar a internalização desse conhecimento, formando assim novas conexões neurais, você precisa começar a pensar como se o inglês fosse a sua língua nativa. Tente pensar e fazer as suas reflexões do dia a dia todas em inglês.

Assista a filmes e seriados sem legenda

No início pode até ser difícil, mas com o passar do tempo, a sua mente se acostuma e tudo vai ficando mais fácil.

Além de você estar realizando uma atividade que te dá prazer — outro ponto positivo para que a nossa mente armazene melhor a nova língua — é possível associar o que está sendo dito ao contexto e às imagens, tornando essa tarefa mais fácil.

Faça um intercâmbio

Famílias que recebem pessoas em intercâmbio estão devidamente preparadas para receber pessoas que falam as mais diversas línguas. Além de ter o contato direto com nativos do idioma 24 horas por dia 7 dias por semana, você também aprende mais sobre a cultura e passa a viver o novo idioma.

Matricule-se em um curso de inglês

Começar a frequentar aulas em um curso de inglês também é uma excelente forma de alcançar a fluência em inglês. Muitas instituições promovem aulas de conversação e também para a prática de pessoas que já concluíram o curso, mas querem continuar praticando o idioma.

Matricule-se hoje mesmo em um dos nossos cursos de inglês e aproveite as nossas promoções da Black Friday!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais informações sobre a Minds pelo whatsapp?​

Escolha um dos estados abaixo para ser redirecionado para a nossa equipe de atendimento no WhatsApp.