Com base em conceitos e estudos da neurociência, é possível chegar a alguns conselhos práticos para acelerar o processo de aprendizagem do idioma inglês.
Anote-os e ponha em prática!
1. A aprendizagem deve ser inserida num contexto específico
Não é preciso morar nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Autrália, enfim, para ganhar fluência. Basta buscar contexto e necessidade para o aprendizado.
Os videogames com áudio em inglês, por exemplo, são um ótimo recurso para esse fim. Você precisa compreender o que está sendo dito para passar para a próxima fase e continuar jogando, por exemplo.
Isso pode trazer um estímulo poderoso para você se desenvolver no idioma.
2. Gosta de filmes? Assista a um mesmo filme em inglês 3 vezes
Outro método simples para impulsionar o seu aprendizado é ver três vezes um filme falado na língua inglesa. Na primeira, habilite as legendas em português.
Na semana seguinte, veja tudo com legendas no idioma estrangeiro. Na terceira e última vez, dê o play no vídeo sem legendas.
É uma forma interessante de melhorar o seu processamento auditivo. Na terceira vez que assistir ao filme, sem legendas, você já conhecerá a história e talvez se lembre de vários diálogos.
Assim, você fará associações entre forma, som e significado, além de treinar o reconhecimento de várias palavras no inglês.
3. Ouça música à vontade
Este conselho vale especialmente para quem já teve contato com a língua estudada por meio de canções.
Você adora um determinado artista que canta em inglês, por exemplo. Ao ouvi-lo – especialmente se tiver a letra da música em mãos – é provável que você tente compreender o que ele canta.
Entender uma letra de música internacional traz muita motivação, que é uma condição básica para o aprendizado. Eis a contribuição da música estrangeira para o estudo do idioma inglês.
4. Quanto mais expressões no idioma você usar, melhor
Utilize o inglês com a maior frequência possível na sua rotina – mesmo que seja entre frases em português.
Quanto mais usar a língua em situações do dia a dia, mais rápido irá incorporá-la ao seu repertório – até o ponto em que as palavras sairão automaticamente da sua boca diante de cada acontecimento.
Legal, né? Siga esses conselhos hoje mesmo!