Como fazer intercâmbio sem imprevistos?

intercâmbio

Fazer um intercâmbio é o sonho de muita gente, mas isso não precisa ser apenas um sonho. Diversas empresas, inclusive, cursos de idiomas oferecem programas e pacotes completos para quem deseja não apenas aprender uma nova língua como também vivenciá-la no dia a dia.

Fazer uma viagem como essa exige um certo nível de organização. São muitos os documentos necessários, tanto para sair do Brasil, quanto para entrar no outro país, ter cuidado com o que leva na mala, entre outras questões. Por isso, é muito importante seguir algumas dicas para garantir um intercâmbio sem imprevistos.

Vamos agora explicar um pouco mais sobre o intercâmbio e qual a melhor forma para você se organizar e fazer um.

O que é um intercâmbio?

Vamos começar pelo básico!

Certamente você já ouviu falar sobre intercâmbio e pode ter até amigos que já tenham feito um. Mas você sabe, de fato, o que significa um intercâmbio?

A palavra em si significa troca e não poderia estar melhor adaptada a esse contexto. Afinal de contas, haverá uma troca de conhecimento, especialmente cultural. Tanto você quanto as pessoas que viverão com você por um certo período, poderão aprender sobre a sua língua, os hábitos e costumes do seu povo e país.

Caso você decida ir para os Estados Unidos, uma família que mora lá irá “abriga-lo” pelo período estipulado e, é claro, você estará pagando pela estadia. Essa temporada no exterior pode ser para estudos, para trabalho, entre outros.

Quais são os tipos de intercâmbio?

Existem vários tipos de intercâmbio. O tipo é o motivo pelo qual você pretende fazer um intercâmbio. Assim, temos basicamente 3 tipos:

    • Preparatório: indicado para quem domina o idioma ou, pelo menos, tem um nível intermediário. Normalmente, são pessoas que precisam fazer um exame de proficiência em língua inglesa;
    • Estudo: é bastante comum ver uma pessoa fazer um intercâmbio para estudar em outro país. Pode ser, por exemplo, um curso de idiomas, podendo ser nos dois turnos do dia ou em apenas um;
    • Trabalho: são pessoas que precisam fazer o intercâmbio para conseguir uma promoção ou mesmo se qualificar melhor para o mercado de trabalho.

Você não precisa, necessariamente, escolher apenas um dos motivos. Você pode ir, por exemplo, para trabalhar e também para estudar. Essa é uma casadinha perfeita para quem deseja vivenciar ainda mais a cultura e ter dinheiro para pagar despesas extras.

Lembrando que o intercâmbio não precisa ser feito apenas para os EUA. Esse é o local para qual as pessoas mais vão. Mas existem muitos outros e que tornam a entrada de estrangeiros um pouco mais fácil como Inglaterra, Austrália, Canadá Irlanda, entre outros.

Intercâmbio sem imprevistos: como se organizar?

Você já sabe o que significa fazer um intercâmbio e já está pensando em fazer um, porém, não sabe por onde começar. Para isso, fizemos uma espécie de check list para você não se perder em meio a tantos afazeres.

Quando começar?

O quanto antes melhor. Faça um planejamento de datas e também financeiro. Veja como fará para pagar os custos sem precisar comprometer o orçamento do mês ou tirar da reserva de emergência.

Quanto mais cedo você começar a se organizar para isso, melhor. Você pode revisar todos os documentos, locais de embarque e desembarque, roteiros em outro país, entre outras coisas.

Escolha o destino

Dependendo do destino escolhido é que você começará a organizar a papelada de fato. É claro que, não importa para onde você vá, precisará de passaporte. Porém, cada país possui uma legislação própria para esses casos.

Nessa hora, é bom levar em consideração alguns fatores como o objetivo da viagem, o clima do local, o período que pretende ficar fora, as oportunidades de emprego, entre outros.

Escolha uma empresa

Tentar fazer tudo por conta própria, ainda mais se você for marinheiro de primeira viagem, não vai dar muito certo. A melhor opção é fazer a contratação do intercâmbio por meio de empresas que tenham um certo renome no mercado e que consiga passar a segurança necessária.

Além disso, essas empresas costumam oferecer melhores condições de pagamento e já possuem muita experiência com todos os documentos necessários, entre outros aspectos importantes da sua viagem.

Quer fazer um intercâmbio sem imprevistos? Entre em contato com a Minds Travel e conheça todos os nossos pacotes de intercâmbio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais informações sobre a Minds pelo whatsapp?​

Escolha um dos estados abaixo para ser redirecionado para a nossa equipe de atendimento no WhatsApp.