5 dicas práticas para você aprimorar o seu Listening

5 dicas práticas para você aprimorar o seu Listening 1

Vamos conversar um pouco sobre aquela que parece ser a habilidade mais complexa: ouvir. Mas tudo depende do ponto de vista. 

Existem maneiras mais práticas de aprender a escutar, principalmente, quando trazemos essa experiência para o nosso cotidiano. Então, vamos lá.

Quando você estiver ouvindo inglês, respire fundo, concentre-se e não se torture. Em situações naturais (assistindo um filme, ouvindo alguma música, conversando com alguém, etc.), você deve ouvir prestando atenção ao conjunto, ao contexto do que está sendo dito. 

Caso ouça uma palavra nova ou uma estrutura gramatical qualquer que desconheça, não pare. Continue ouvindo sem desespero. Aliás, elimine essa palavra “desespero” e torne essa experiência mais prazerosa possível.

Isso no começo não é fácil, mas com o tempo se torna natural. É dessa forma que também aprendemos.

Já ao estudar em casa, é diferente. Você pode criar algumas rotinas e hábitos para melhorar o listening em inglês. Seguem 5 dicas abaixo pra gente desmistificar isso.

5 dicas que vão ajudar a melhorar sua habilidade de escuta em inglês:

1. Maratonando séries e assistindo filmes

Aliar aprendizado e diversão é fantástico! Então, que tal escolher aquele filme ou série que você gosta e assisti-lo sem legendas? Se achar esta tarefa um pouco complicada, você pode vê-lo com áudio e legendas em inglês. 

Estas são boas maneiras de você se divertir sem precisar deixar o Netflix ou o Amazon de lado. Até porque as plataformas de streaming possuem opções para alternar entre idiomas e legendas de maneira rápida. 

Papel de caneta de um lado, pipoca e refrigerante de outro. Dê o play!

2. Ouvindo as músicas que tanto gosta

Qual sua banda estrangeira favorita? Programe o playlist ou separe aquele seu álbum preferido e preste atenção na letra. Algumas delas a gente nem se dava conta de que se tratavam, né?

Uma dica interessante é também é imprimir a letra e ir acompanhando cada uma das estrofes e selecionando e grifando as palavras que já conhece. 

Dúvidas? O velho e bom dicionário sempre ajuda. Ou recorra ao Google Tradutor (use com prudência). Além de ficar craque nas suas músicas mais ouvidas, ainda fica em inglês.

3. Ouvindo Podcasts prediletos

A essa altura você já deve conhecer os podcasts. Eles são conteúdos em áudio, que você baixa e pode ouvir a hora que quiser, sobre o assunto que tiver interesse. Ouvir alguns em inglês também são boas alternativas para treinar seu listening.

A facilidade dessa opção é que você pode deixar um dos temas rolando no seu fone enquanto faz outras atividades, como exercitar-se, cozinhar ou passear…só não vale dormir! Existem bons aplicativos para isso.

Mais uma vez, se puder, anote palavras que não conhece e procure seus significados depois. Isto é um recurso importante na aprendizagem.

4. Praticando diálogos em inglês

Se está viajando no exterior ou fazendo o intercâmbio dos sonhos, é natural que converse com as pessoas diariamente. E diferentes lugares lhe trarão novas experiências. 

Você vai começar a falar no seu tempo, ora de maneira mais pausada, ora de forma mais rápida. O ideal, neste caso, é conversar com o maior número de pessoas para aperfeiçoar ainda mais o idioma. 

Não tenha vergonha. Se jogue nessa experiência enriquecedora.

Se estiver no Brasil, existem sites e aplicativos de chamada de vídeo onde pode-se conhecer pessoas do mundo todo. Escolha o inglês e vá em frente!

5. Ouvindo textos de sua área de interesse

Não teria como deixar de fora os textos! Hoje existem diversos sites onde você escreve algo (ou pega de algum lugar) e ativa a opção de leitura. 

Uma voz automática programada falará o que está escrito em voz alta e você poderá acompanhar palavra por palavra, prestando atenção nas pronúncias.  E é isso aí, vale o treinamento! 

Sim, use fones de ouvido, é melhor para a sua compreensão.

O Kindle é uma excelente opção de aplicativo e pode conter livros que façam parte do seu rol de interesses. Teste-o!

Então, gostou das dicas? Comece a praticar hoje mesmo e solte o som!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais informações sobre a Minds pelo whatsapp?​

Escolha um dos estados abaixo para ser redirecionado para a nossa equipe de atendimento no WhatsApp.