Uma comemoração que vem ganhando notoriedade é St. Patrick’s Day (Dia de São Patrício, para quem curte traduzir nomes), conhecido como o padroeiro da Irlanda.
O feriado envolve paradas com carros alegóricos, dança, bandas, comidas típicas, muita bebida como a cerveja verde e muito, muito verde. Uma das brincadeiras é beliscar quem não estiver usando essa cor da bandeira e da primavera no dia!
Tá, mas de onde veio isso?
A data do feriado é 17 de Março e a primeira festança de que se tem registro foi em 1760, como uma forma de celebrar o orgulho irlandês entre os imigrantes católicos.
Esse costume ficou no coração de famílias irlandesas mais tradicionais ao redor do mundo. Uma parada famosa acontece em Nova York e é também uma das mais antigas: ela leva escolas, políticos, bandas militares, bombeiros e várias profissões municipais a desfilar.
Quem é o St. Patrick’s e o que ele fez?
St Patrick nasceu em terras britânicas mas foi sequestrado por piratas quando tinha 16 anos. Levado à Irlanda e mantido como escravo, ele escapou anos depois para a França e voltou ao país que o manteve, mas dessa vez como um padre. Então há algumas histórias em torno de seu nome que entraram na cultura irlandesa.
Uma das mais famosas é como ele usou o trevo de três folhas para explicar a santa trindade (Pai, filho e espírito santo) enquanto pregava o cristianismo.
A segunda é que ele baniu todas as cobras da Irlanda para que elas se afogassem no mar. A parte interessante é que não existem cobras na Irlanda.????
Muitos poemas e canções também falam dessa proeza de St Patrick.
E os duendes?
O leprechaun é na verdade um tipo de fada de péssimo humor. Descrito como vestido em roupas verdes, barba ruiva, dizem que fazem sapatos e escondem ouro. A velha história do pote de ouro no fim do arco-íris.
Dizem que a palavra vem de lochrupan (corpo pequeno) e uma palavra em latim que significa “sapateiro”. Se você capturar um, pode força-lo a mostrar onde o ouro está enterrado mas ele vai fazer de tudo para te enganar e sair ganhando.
Mas e os trevos?
Trevos de 3 folhas, shamrock, foram usados por St Patrick para pregar o catolicismo. É frequente a imagem dele segurando um desses trevos.
Acredita-se que tanto o de 4 quanto o de 3 folhas trazem sorte, mas como dizem que o de 4 folhas é mais raro de ser encontrado… bom, firmou-se a história. São bem usados na decoração do feriado.
Como é a tradição culinária na festa?
Apesar de suas raízes católicas e dos pubs não funcionarem em sua origem, o feriado se tornou uma celebração com muita comida e bebida e os bares ficam lotados durante a festa.
A cerveja verde, pães, carne com batatas e bastante repolho, um tipo de purê de batatas chamado champ.
Que tal preparar um delicioso prato irlandês do St. Patrick’sDay?
Easy Corned Beef and Cabbage
- Total:3 hrs 30 mins
- Prep:15 mins
- Cook:3 hrs 15 mins
- Yield:6 to 8 servings
Ingredients
- 1 (3 1/2- to 5-pound) corned beef brisket
- 2 teaspoons Kosher salt (or to taste)
- 1/2 tablespoon coarsely ground black pepper
- 1 bay leaf
- Optional: spice packet (from the corned beef package)
- 3 quarts water
- 2 pounds red potatoes (cut in half)
- 4 carrots (peeled, cut into chunks)
- 1 onion (large dice)
- 3 ribs celery (large dice)
- 1 medium head cabbage (cut into wedges)
Steps to Make It
- Gather the ingredients.
- Place the corned beef, 1 teaspoon of the salt, pepper, bay leaf, and contents of the optional spice packet into a large pot along with 3 quarts of cold water.
- Cover and bring to a boil over high heat. Turn down the heat to low and simmer for 2 1/2 hours.
- Add the remaining salt if needed, potatoes, carrots, onions, and celery. Simmer covered for 30 minutes.
- Add the cabbage wedges and cook for another 30 minutes or until the potatoes and vegetables are tender.
- Remove from the pot and let rest for 10 minutes, loosely covered with aluminum foil.
- Remove the bay leaf and discard.
- Slice the corned beef against the grain and serve in a bowl topped with cabbage, vegetables, and some of the cooking liquid. Accompany with dark bread and mustard on the side.
- Serve and enjoy!
Texto: Amanda Nascimento – Teacher Minds Maceió
Fontes: history.com/topics/st-patricks-day