8 dicas de sucesso para fluir melhor o seu Speaking

8 dicas de sucesso para fluir melhor o seu Speaking 1

Ao aprender inglês, uma das principais dificuldades que você pode encontrar é a de realizar a pronúncia correta das palavras. Por isso, evite se cobrar demais no início ou ser bastante perfeccionista.

É possível conquistar uma boa pronúncia, basta que você utilize boas técnicas e coloque em prática algumas dicas que vamos te dar.

Uma certeza é: quanto mais vocabulário tiver, melhor seu desempenho na conversação. Mas aqui vamos focar em como te ajudar a melhorar o seu Speaking através da pronúncia em inglês.

Para começar, vamos quebrar alguns paradigmas:

  • Sua pronúncia não precisa ser perfeita;
  • O sotaque brasileiro não impede a compreensão;
  • Não é possível obter uma pronúncia perfeita no início; e
  • É um erro acreditar que você nunca vai aprender uma língua estrangeira por conta de suas dificuldades com a pronunciação. 

Pegue suas crenças limitantes e joguem elas para bem longe de você. Agora pegue essas 8 dicas abaixo e comece melhorar o seu Speaking. Você consegue!

8 dicas que vão ajudar a melhorar sua habilidade de fala por meio de uma melhor pronúncia em inglês:

1. Exponha-se ao inglês com frequência

Isso faz com que você tenha mais vontade de aprendê-lo. Escute nativos conversando – sejam americanos, britânicos, canadenses, australianos, enfim, não importa. É motivante.

Use e abuse das inúmeras possibilidades que são oferecidas a você pela internet! Quais seus preferidos?

Podcasts, programas de rádio, programas de televisão veiculados na web, vídeos do Youtube ou outros sites de compartilhamento de vídeos,  muitos deles possuem legendas. Escolha os melhores pra você.

Tenha por hábito reservar entre 15 e 20 minutos do seu dia para ouvir em inglês. Um bom falante é antes de tudo um bom ouvinte.

Sem se dar conta, você vai progredir pouco a pouco: afinal, é através dessa escuta passiva e intensa que a criança aprende sua língua materna.

2. Concentre-se nas pronúncias de sons diferentes do nosso português brasileiro

Em qualquer língua estrangeira, você vai encontrar sons similares aos do português (alguns muito fáceis de reproduzir), bem como sons mais  difíceis. Repare nos sons que são mais difíceis e tente reproduzi-los. 

Lembre-se de que o inglês, por ser uma língua anglo-saxã, tem sons que se diferem muito da nossa matriz latina. 

Mesmo assim, mais fácil ou não, escute a pronúncia e repita em voz alta. 

3. Procure analogias

Em qualquer língua, você vai encontrar sons similares aos do português. No inglês também. Utilize essas analogias a seu favor. Isso vai facilitar bastante sua aprendizagem.  

Por exemplo, o «w» da palavra inglesa « when » se pronuncia como o «u» de “uma”.

4. No início, fale lentamente, enfatizando bem os sons

Na primeira etapa de sua aprendizagem, fale devagar e enfatize bem os sons, dando uma atenção especial à pronúncia. 

Em inglês, por exemplo, perceba a diferença entre o som aberto do «i» de «sheep» (ovelha) e o som fechado do «i» da palavra «ship» (navio). Se tiver um aplicativo em mãos, use-o com essas duas palavras e perceba a diferença na sonoridade.

5. Pratique o quanto conseguir, mas que seja com regularidade

Para a aprendizagem da língua inglesa, esse é o verdadeiro segredo para alcançar o sucesso. 

Em vez de passar uma hora inteira estudando pronúncia, de tempos em tempos, organize-se para fazer sessões de aprendizagem breves, de 15 minutos em média, diariamente. 

Em pouco tempo, você vai notar progressos consideráveis.

6. Divirta-se imitando os sons de falantes nativos

Escute a pronúncia dos nativos e divirta-se imitando a maneira como eles falam, sejam palavras ou frases. Se você gosta de cinema, memorize e repita frases ditas por seus atores ou cenas preferidos.

Cante uma música enquanto ela toca, tentando reproduzir os sons emitidos pelo cantor ou pela cantora. 

Apesar das dificuldades que você pode encontrar no início, essas técnicas vão tornar a aprendizagem muito divertida, fazendo com que você progrida sem se dar conta.

7. Leia em voz alta

Leia artigos ou livros em suas versões originais. Isso é muito bom. De vez em quando, leia esses conteúdos em voz alta para escutar e avaliar a sua própria pronúncia. 

Isso vai permitir a você identificar os sons mais difíceis de reproduzir, fazendo com que você os pratique ainda mais.  Evite também cometer os erros clássicos de pronunciação. 

Brasileiros, por exemplo, têm dificuldade de pronunciar corretamente o «th» de palavras inglesas como «this». Que tal começar a colocar a ponta da língua entre os dentes superiores, dar aquele soprinho e caprichar na pronúncia?

8. Expanda suas fronteiras através das suas redes sociais e faça amizades no mundo inteiro.

Redes sociais como Instagram e Facebook permitem que você crie suas conexões com o mundo. Podemos conhecer pessoas de qualquer lugar, criar vínculos, fazer amizades e cultivá-las.

Comece enviando convites de amizade. Curta fotos, comece a conversar via direct. Ao longo do tempo, você já estará conversando via chamada de vídeo. Mas também há outras opções.

Até sites de intercâmbio linguístico para conversar gratuitamente com nativos já existem. 

Você pode usar ferramentas disponíveis na web para praticar seu inglês com estrangeiros, que vão poder corrigir seus desvios de pronúncia. 

Em troca, você vai lhes ajudar com a aprendizagem do português (pois, evidentemente, você não tem dificuldade com sua língua materna). Já imaginou que troca de experiências divertida e enriquecedora? Faça isso!

Gostou das dicas? Sorria, abra a boca e pratique!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais informações sobre a Minds pelo whatsapp?​

Escolha um dos estados abaixo para ser redirecionado para a nossa equipe de atendimento no WhatsApp.