O Halloween é uma festa muito celebrada nos Estados Unidos e tem conquistado bastante os brasileiros. E se você, assim como nós, também adora essa festa que tal conhecer um pouquinho da história do Halloween nesse artigo que preparamos?
Celebrado no dia 31 de outubro, na véspera do dia de Todos os Santos, o Halloween é realizado em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. O Halloween ou Hallowe’en — abreviatura escocesa de Allhallow-even, que quer dizer eve of all saints, isto é, “noite de todos os santos” — tem origem numa antiga celebração celta.
Os símbolos principais da festa são as fantasias de bruxas e a abóbora com feições humanas iluminada através de uma vela acesa. Além disso, também é bem comum que as pessoas decorem suas casas com objetos e temas assustadores como caveiras, bruxas, múmias, vampiros, fantasmas, teias de aranha e zumbis. Para os americanos, quanto mais criatividade melhor!
Você sabia que o Halloween é celebrado a mais de 3 mil anos?
Isso mesmo! A festa surgiu com os celtas, povo que era politeísta e acreditava em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza.
Os celtas celebravam o festival de Samhain, que tinha duração de 3 dias, com início no dia 31 de outubro. No festival, além de se comemorar o fim do verão, comemorava-se a passagem do ano celta, que tinha início no dia 1 de novembro.
Eles acreditavam que nesse dia os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por isso, eram usadas fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos.
O Halloween só se tornou numa festividade norte-americana em meados do século XIX
O Dia das Bruxas que conhecemos hoje em dia, foi assumindo as características atuais, no período entre 1500 e 1800.
Com a chegada de um grande número de irlandeses aos Estados Unidos, durante o período da “Grande Fome” em 1945, os imigrantes trouxeram sua história e tradições. A festa ganhou popularidade rápida, principalmente entre os mais novos, ganhando raízes em solo norte-americano.
Os norte-americanos começaram a usar máscaras e fantasias e a pedir dinheiro ou comida de porta em porta, uma prática que acabou por se tornar no típico trick or treat (“doce ou travessura”). Hoje em dia a brincadeira consiste em pedir doces, ameaçando cometer uma travessura a quem negar as guloseimas.
A a tradição de usar a abóbora, entalhada com uma cara, somo símbolo de decoração do Halloween, surgiu nos EUA. As luminárias confeccionadas com abóboras tiveram sua origem de uma antiga lenda irlandesa.
A lenda conta a história de um ferreiro chamado Stingy Jack, que enganou o diabo e conseguiu escapar do Inferno. Ao morrer, Jack não foi aceito no céu, e passou a vagar como alma penada segurando uma luminária feita de carvão em brasa, dentro de um nabo, com a finalidade de iluminar seu caminhos na escuridão dos submundos.
No Brasil, o hábito de festejar o Halloween foi se tornando comum por influência dos filmes e seriados norte-americanos.
Ainda que no Brasil o Halloween não tenha grande tradição, existem muitas festas temáticas que ocorrem no dia 31 de outubro atualmente. No entanto, a celebração ainda não é comparada com as festividades que se realizam nos Estados Unidos.
Há aqueles que são contra a comemorar o Dia de Halloween e, algumas comunidades religiosas são contra a data e condenam sua comemoração, por ser um festejo de origem pagã e/ou porque utilizam símbolos que, segundo suas crenças religiosas, são considerados maléficos e negativos.