Conheça tudo sobre a história do Halloween

Halloween

O Halloween é uma festa celebrada no dia 31 de outubro, na véspera do dia de Todos os Santos. É realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos.

O Halloween ou Hallowe’en — abreviatura escocesa de Allhallow-even, que quer dizer eve of all saints, isto é, “noite de todos os santos” — tem origem numa antiga celebração celta.

Os símbolos principais são as fantasias de bruxas e a abóbora com feições humanas iluminada através de uma vela acesa. Além disso, também é comum decorar as casas com objetos e temas assustadores como caveiras, bruxas, múmias, vampiros, fantasmas, teias de aranha e zumbis.

Conheça tudo sobre a história do Halloween 1

 

Você sabia que o Halloween é celebrado a mais de 3 mil anos?

Isso mesmo! A festa surgiu com os celtas, povo que era politeísta e acreditava em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza.

Os celtas celebravam o festival de Samhain, que tinha duração de 3 dias, com início no dia 31 de outubro. No festival, além de se comemorar o fim do verão, comemorava-se a passagem do ano celta, que tinha início no dia 1 de novembro.

Eles acreditavam que nesse dia os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por isso, eram usadas fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos.

 

O Halloween só se tornou numa festividade norte-americana em meados do século XIX

O Dia das Bruxas que conhecemos hoje em dia, foi assumindo as características atuais, no período entre 1500 e 1800.

Com a chegada de um grande número de irlandeses aos Estados Unidos, durante o período da “Grande Fome” em 1945, os imigrantes trouxeram sua história e tradições.

A festa ganhou popularidade rápida, principalmente entre os mais novos, ganhando raízes em solo norte-americano.

Os norte-americanos começaram a usar máscaras e fantasias e a pedir dinheiro ou comida de porta em porta, uma prática que acabou por se tornar no típico trick or treat (“doce ou travessura”).

Hoje em dia a brincadeira consiste em pedir doces, ameaçando cometer uma travessura a quem negar as guloseimas.

Conheça tudo sobre a história do Halloween 2

A a tradição de usar a abóbora, entalhada com uma cara, somo símbolo de decoração do Halloween, surgiu nos EUA. As luminárias confeccionadas com abóboras tiveram sua origem de uma antiga lenda irlandesa.

A lenda conta a história de um ferreiro chamado Stingy Jack, que enganou o diabo e conseguiu escapar do Inferno. Ao morrer, Jack não foi aceito no céu, e passou a vagar como alma penada segurando uma luminária feita de carvão em brasa, dentro de um nabo, com a finalidade de iluminar seu caminhos na escuridão dos submundos.

 

No Brasil, o hábito de festejar o Halloween foi se tornando comum por influência dos filmes e seriados norte-americanos.

Ainda que no Brasil o Halloween não tenha grande tradição, existem muitas festas temáticas que ocorrem no dia 31 de outubro atualmente.

No entanto, a celebração ainda não é comparada com as festividades que se realizam nos Estados Unidos.

Há aqueles que são contra a comemorar o Dia de Halloween e, algumas comunidades religiosas são contra a data e condenam sua comemoração, por ser um festejo de origem pagã e/ou porque utilizam símbolos que, segundo suas crenças religiosas, são considerados maléficos e negativos.

 

Agora que você já sabe muita coisa sobre o Halloween que tal pensar em uma fantasia super legal pra assustar a galera?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais informações sobre a Minds pelo whatsapp?​

Escolha um dos estados abaixo para ser redirecionado para a nossa equipe de atendimento no WhatsApp.