6 Dicas para estimular a criatividade das crianças

criatividade das crianças

A criatividade é um talento muito importante e deve ser estimulada constantemente para garantir mais habilidades para o indivíduo, tanto na infância quanto na fase adulta. 

A capacidade de inventar uma grande história com um objeto cotidiano, de encontrar soluções inusitadas e pensar de maneira diferente é constantemente associada às crianças. Os pais têm um papel fundamental nesse processo criativo e essa pode ser uma boa oportunidade de estreitar ainda mais os laços com seus filhos.

E para ajudar você, pai ou mãe, separamos 6 dicas que vão estimular a criatividade das crianças. Confira:

1- Incentive seus gostos e habilidades
A forma mais natural de estimular a criatividade das crianças é pegar carona nas coisas que elas mais gostam e em suas habilidades. Dessa forma, as atividades vão ficar bem mais prazerosas. 

É muito importante, também, não forçar a criança para uma atividade que não lhe desperta interesse. Quanto mais próxima de atividades que ela gosta, mais a criança vai querer aprender, experimentar e descobrir coisas novas.

2- Promova um ambiente estimulante
Uma forma de contribuir com a criatividade da criança é promovendo um ambiente com recursos que estimulem a imaginação e as fantasias próprias da infância, como: brinquedos, brincadeiras, jogos, livros, música, tec. Um ambiente que motive as crianças, por meio do lúdico, possibilitar a fluidez não só do corpo, mas também das ideias.

3- Use desafios 
Um dos aspectos mais importantes da criatividade é a sua contribuição para a resolução de problemas. Um adulto criativo é alguém que conta com recursos para escapar das adversidades e reinventar o seu entorno, e esse é um hábito que necessita de estimulação desde a infância para que seja adquirido.

Os jogos e brincadeiras do dia a dia são ricos em desafios, por isso é importante permitir que as crianças possam se esforçar para concluir suas atividades, entendendo que cada uma tem seu tempo e maneira própria de lidar com os desafios, assim dê espaço e mostre que você está junto com ela, não para resolvê-lo, mas sim apoiando. 

4- Vá a lugares que estimulem a imaginação
Há muitas formas de estimular a criatividade das crianças dentro de casa, mas sair dela abre um universo de possibilidades e proporciona novos recursos à criação.

Exponha os pequenos à natureza, deixe que eles tenham contato com a terra, com as plantas, com os animais e etc. Leve-os a um parque de diversões, a uma biblioteca pública, ao circo. 

5- Invista no contato com a arte
É essencial aproximar a criança da arte. A música, o teatro, a literatura, o cinema, tudo isso desperta os pequenos para novas ideias e possibilidades. Vá a museus, peças de teatro, faça clube de leitura, organize um diz só para fazer pinturas e desenhos.

Assim, rapidamente a criança vai adquirir repertório para fazer, também, as suas próprias criações.

6- Fuja da rotina
É claro que existem regras em cada família, mas quando a criança faz sempre as mesmas coisas, seu cérebro fica preguiçoso. É imprescindível proporcionar novas e estimulantes experiências aos pequenos.

Vá a lugares diferentes, varie os amiguinhos que leva para casa para brincar com seus filhos, chame-os para criar um lanche, deixe que coloquem a mão na massa! Introduza novos alimentos, novas músicas, novos livros e regule quando a criança se mostrar apegada à repetição (querer ver sempre o mesmo desenho, por exemplo).

Desenvolver a criatividade infantil não traz somente mais animação e motivação para a vida da criança, mas também é crucial para sua fase adulta.

Além disso, apoiar o desenvolvimento da criatividade é ajudar a criança a entender quem ela é e o que ela pode fazer de melhor com suas próprias habilidades!

E se você quer que seu filho seja mais criativo ainda que tal incentivá-lo a aprender um novo idioma?

O curso Kids and Teens tem uma metodologia própria e conta com atividades lúdicas, jogos interativos, atividades práticas e material de ensino tecnológico.

Clique aqui e conheça mais sobre o curso de inglês para crianças!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais informações sobre a Minds pelo whatsapp?​

Escolha um dos estados abaixo para ser redirecionado para a nossa equipe de atendimento no WhatsApp.